Comunicação integrada: porquê investir?

23 de setembro de 2015 - #Business #Comunicaçãointegrada

Ao articular as mensagens e reconhecer as especificidades dos públicos, a comunicação integrada torna-se eficaz.

A comunicação integrada, ao atuar de forma dinâmica sobre os processos organizacionais, potencializa o relacionamento da empresa com o meio ambiente e seus público de interesse, conhecidos como stakeholders, sejam eles internos, externos ou mistos. Este esforço articulado tem sido utilizado pelas corporações para auxiliar na formação de sua imagem institucional.

Um dos maiores equívocos do Modelo Linear da Comunicação, na qual havia um emissor e um receptor (que interpretava a mensagem tal qual ela havia sido emitida) e um canal, foi não perceber como o contexto é capaz de influenciar a recepção de uma notícia e percepção de um fato. No contexto organizacional, esta visão prevalecia quando se considerava que um “jornalzinho” era suficiente para que a comunicação interna acontecesse. Mas hoje, sabemos que não funciona desta forma.

Os públicos, cada vez mais complexos e atuantes, querem fazer parte dos processos de comunicação interna, saber de todas as informações, investimentos, parcerias e demais temas sobre a empresa. E o que aconteceria se um colaborador descobre que sua empresa passará por um processo de fusão através da imprensa? Provavelmente, ele pensará que não faz parte das estratégias comunicativas e que, portanto, não precisa ser informado.

Ao adotar a perspectiva da comunicação integrada, um empresa deve abraçar o desafio e o esforço de mapear todos os seus públicos e estar disposta a entender as especificidades dos contextos de recepção das mensagens e todos os elementos que compõe a chamada cultura organizacional. De que vale produzir um mesmo texto e adaptá-lo para diversas mídias, achando que isso é comunicar de maneira integrada?

A comunicação integrada vai além e apresenta-se como uma filosofia e conjunto de ações capazes de incrementar as relações organizacionais em nível interno, mercadológico e institucional, ajudando as organizações a cumprir sua missão e atingir suas metas. Até quando agir de forma fragmentada?

Dê adeus à antiga comunicação linear, fragmentada e abra a mente dos executivos da sua empresa para a comunicação integrada. Conheça, logo abaixo, as principais razões para investir nela:

  • Ao articular todos os esforços, permite que, mesmo em diferentes mídias, as mensagens estratégicas contenham o mesmo espírito;
  • Ao realizar um mapeamento dos públicos antes do planejamento das ações, facilita a produção de conteúdos focados e eficazes;
  • Ao reconhecer a especificidade de cada um dos elos do processo comunicativo, encara a empresa sob uma perspectiva holística.
  • A comunicação passa a ser vista como um processo dinâmico e elemento fundamental de uma boa gestão.

Fonte: BlogMidia8